logo-branca

(47) 99174-8780

CIRURGIA BARIÁTRICA EM SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL

Saiba mais sobre a Cirurgia Bariátrica, e conheça o CEMTrOM: clínica especializada em cirurgia da obesidade com duas unidades no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.

A Cirurgia Bariátrica, também conhecida como Cirurgia da Obesidade ou Redução de Estômago, é o tratamento cirúrgico mais eficaz para a obesidade. O procedimento é realizado em pacientes que apresentam o índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40 ou entre 35 e 40 com pelo menos duas complicações relacionadas (comorbidades).

CALCULE AQUI O SEU IMC!

A obesidade já é considerada uma pandemia. Isso porque, embora esteja associada a fatores genéticos, ela também é consequência de hábitos que vêm ganhando cada vez mais força em nossa sociedade: sedentarismo e alimentação inadequada.

 

 A indicação para uma cirurgia bariátrica é multidisciplinar, sendo necessário fazer consultas com alguns especialistas:

  • endocrinologista
  • cirurgião do aparelho digestivo
  • nutricionista
  • cardiologista
  • psicólogo

Após as consultas com os especialistas e a análise dos exames realizados, o paciente ganha a autorização necessária para agendar a sua cirurgia de redução de estômago. 

O que é a Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento cujo objetivo é a redução do estômago do paciente, ocorrendo também a redução de peso e dos riscos causados pela obesidade.


A cirurgia bariátrica mostrou-se extremamente eficaz para a perda de peso e também para a manutenção do peso em longo prazo. A perda do excesso de peso é em torno de 50 a 70%. Além disso, leva a remissão completa ou, ao menos, significante melhora da maioria das morbidades relacionadas à obesidade, como:

  • diabetes
  • hipertensão
  • colesterol alto
  • triglicérides
  • apneia do sono
  • redução do risco de morte

Além disso, a cirurgia é segura para os pacientes, desde que bem avaliados e preparados por uma equipe multidisciplinar experiente, de preferência em um Centro de Referência. 

Valor da Cirurgia Bariátrica:

O valor da Cirurgia Bariátrica pode ser alterado de acordo com o local onde será realizada a cirurgia, o tipo de procedimento que será feito, se o paciente possui plano de saúde, entre outras situações, por isso, uma consulta com a equipe e fundamental para receber um orçamento dos custos com a cirurgia.

O valor é calculado e repassado após consulta e análise dos exames solicitados pelos médicos. No CEMTrOM, aceitamos os seguintes convênios para a realização da cirurgia bariátrica em Monte Negro e Itapema: Unimed

Qual o melhor método para cirurgia bariátrica?

O método é escolhido pelo médico após análise completa do quadro clínico do paciente. As técnicas mais comuns, aprovadas e recomendadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, são:

 

  • Bypass Gástrico
    Nessa cirurgia, é feito um desvio do intestino e um grampeamento em parte do estômago. Além de diminuir o espaço para o alimento, essa técnica auxilia no aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome.
     
  • Sleeve ou Gastrectomia Vertical
    Nessa técnica para a redução, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml). A cirurgia sleeve remove de 70 a 85% do estômago do paciente.
  • Duodenal Switch
    Nessa cirurgia, a anatomia do órgão e sua fisiologia são mantidas, porém, é retirado 60% do estômago do paciente. Um grande desvio intestinal reduz a absorção dos nutrientes, levando ao emagrecimento.

  • Cirurgia Laparoscópica
    Considerada uma técnica minimamente invasiva, a Cirurgia Laparoscópica é realizada através de uma televisão ou monitor cirúrgico. A cirurgia é feita por longas pinças cirúrgicas e representa uma das maiores evoluções tecnológicas da medicina. As vantagens são várias: menos dor no pós-operatório, menor índice de infecção, rápido retorno às atividades laborais, menor incidência de hérnias incisionais e melhor cicatrização. Todas as cirurgias bariátricas feitas pelos profissionais do CEMTrOM utilizam esta técnica.

Contraindicações para a cirurgia bariátrica


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica recomenda que em algumas situações o paciente não deve realizar a cirurgia, como:

  • IMC entre 25,1 e 29,9;
  • determinadas complicações de saúde relacionadas ao sobrepeso;
  • doenças genéticas;
  • transtornos psiquiátricos não tratados;
  • gravidez;
  • vícios como tabagismo e alcoolismo ativos.

Como fica o estômago após a redução? 

O restante do estômago, conhecido também como estômago excluso, continua no corpo do paciente e ao lado no “novo estômago”. No entanto, os alimentos são desviados e não passam mais por ele.  Após cirurgia, a quantidade de nutrientes e calorias que os pacientes conseguem absorver é suficiente para a manutenção das funções vitais e atividades dos pacientes.

Onde fazer a sua cirurgia bariátrica?

O CEMTrOM é uma clínica especializada em redução de estômago, sendo referência nos Estados de Santa Catarina (Itapema e Balneário Camboriú) e Rio Grande do Sul (Montenegro e Lajeado). O corpo clínico do CEMTrOM conta com médicos cirurgiões especialistas e nutricionistas qualificadas em Conduta Nutricional Pré e Pós Cirurgia Bariátrica.


Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas!

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?