logo-branca

(47) 99174-8780

TRATAMENTO CLÍNICO DA OBESIDADE

A Cirurgia do Aparelho Digestivo também é uma especialidade da CEMTrOM. clínica referência em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Navegue pelo nosso site e saiba mais sobre a especialidade que cuida de todo o sistema digestivo: esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, cólon, reto e ânus.

O sistema digestório é o responsável pela digestão do alimento ingerido e pela absorção de seus nutrientes. O alimento entra pela cavidade bucal, passa pelos demais órgãos do sistema até ser eliminado através da evacuação.

A complicação em alguma etapa da digestão pode ocasionar algumas enfermidades. As doenças mais comuns tratadas pelo cirurgião do aparelho digestivo, são:

  • Litíase biliar, a Pedra na vesícula.
  • Hérnias inguinais, umbilicais e incisionais
  • Doença do Refluxo Gastroesofágico
  • Cirurgia da Obesidade Mórbida, conhecida como Bariátrica.
  • Retirada de tumores do esôfago, estômago, intestino delgado e cólons
  • Lesões no fígado e pâncreas.

O CEMTrOM é referência nos tratamentos de doenças do aparelho digestivo. Além de uma equipe de cirurgiões altamente capacitada, as clínicas possuem excelente infraestrutura e recursos tecnológicos avançados para o diagnóstico e realiza todas as cirurgias do aparelho digestivo, incluindo aquelas de alta complexidade, nos melhores hospitais da região.

Tipos de Cirurgia do Aparelho Digestivo

A cirurgia no aparelho digestivo pode ser realizada por: laparotomia, com cortes no abdômen e manuseio de visão direta; ou laparoscopia, cirurgia minimamente invasiva feita através de pequenos corte, pinças e visualização por microcâmera. Atualmente, a cirurgia por corte (aberta) raramente é utilizada pela equipe do CEMTrOM, na imensa maioria das vezes as cirurgias são realizadas por Laparoscopia.

 O Cirurgião Digestivo está apto para diagnosticar as doenças no sistema digestório e realizar as cirurgias de reparação, como:

Colecistectomia

Cirurgia para o tratamento de colelitíase (pedra na vesícula) e colecistite (inflamação da vesícula), nesse procedimento é retirada toda a vesícula biliar, que é pequeno órgão localizado debaixo do fígado, juntamente com pedras ou pólipos que estejam no seu interior.
A função da vesícula é ajudar na digestão de gorduras. Na maioria dos casos a colecistite é provocada por cálculos na vesícula, que causam a obstrução do fluxo da bile, líquido gerado pelo fígado e despejado no intestino para auxiliar na digestão.

Hernioplastia

A proposta é corrigir o defeito que se instalou na parede abdominal. Essa técnica é minimamente invasiva. A cirurgia é especialmente indicada nos quadros dolorosos, em hérnias em que causam desconforto ou limitação e em casos de estrangulamento.

Gastrectomia

Procedimento cirúrgico utilizado para o tratamento de câncer no estômago. É também indicada se a doença está localizada na parte superior do estômago, próximo do esôfago.

Esofagectomia

Procedimento cirúrgico para remover a totalidade ou uma porção do esôfago. O esôfago é um órgão de formato tubular, responsável pela condução dos alimentos líquidos e sólidos da boca até o estômago.

Colectomia

Cirurgia para tratar ou prevenir doenças e condições que afetam o cólon. Esse procedimento cirúrgico serve para remover a totalidade ou parte do cólon, também conhecido como intestino grosso, localizado no final do sistema digestivo.

Hepatectomia

A hepatectomia é uma cirurgia para a retirada de tumores primários e metástases no fígado. É um procedimento seguro para o tratamento do câncer.

Esplenectomia

A cirurgia do baço também é um procedimento minimamente invasivo e pode ser realizado por laparoscópica clássica ou robótica.  Este procedimento é indicado para as doenças benignas ou malignas que acometem o baço.

Cirurgia da Obesidade

A Cirurgia Bariátrica, também conhecida como Cirurgia da Obesidade ou Redução de Estômago, é o tratamento mais eficaz para a obesidade.  Eficiente para a redução de peso e redução dos riscos causados pela obesidade.

Cirurgias Robóticas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina 

De acordo com pesquisa realizada pela PEBMED, o número de cirurgias robóticas no Brasil vem aumentando a cada ano. O uso de robôs cirúrgicos é o método menos invasivo que existe atualmente. Além de proporcionar movimentos de alta precisão, permitindo uma melhor qualidade cirúrgica, o paciente se sente seguro e os resultados são impressionantes.

As especialidades médicas que mais utilizam da cirurgia robótica são a urologia, ginecologia e a cirurgia do aparelho digestivo.

Na CEMTrOM, contamos com um corpo clínico especializado no Aparelho Digestivo, buscando sempre os melhores e mais modernos tratamentos.

Procure uma unidade mais próxima e agende sua consulta!

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?