logo-branca

(47) 99174-8780

CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA

A cirurgia videolaparoscópica é uma técnica que permite a realização de procedimentos complexos sem exigir a abertura do paciente, auxiliando tanto no diagnóstico como no tratamento de diversas doenças. Essa técnica é relativamente nova, quando comparada com a medicina, de forma geral.

O termo videolaparoscopia é uma junção de “vídeo” e “laparoscopia”, que corresponde ao equipamento utilizado para a realização dos procedimentos. Antigamente, o laparoscópio era inserido no corpo do paciente e eram utilizadas diversas técnicas, como o uso de espelhos ou cistoscópios, para visualizar os órgãos internamente, como se fosse um cano com uma pequena abertura que permite visualizar o que está do outro lado.

Com a evolução da tecnologia, foi possível criar pequenas câmeras com iluminação própria que realizam a transmissão ao vivo dos órgãos internos do paciente. Assim, surgiram as cirurgias videolaparoscópicas. Quer saber mais? Então continue lendo e confira!

Como a cirurgia videolaparoscópica ocorre?

A forma como a cirurgia videolaparoscópica é realizada depende diretamente do procedimento a ser executado. O que ocorre de forma geral é que após o paciente ser anestesiado, o cirurgião faz duas ou três incisões para inserir os instrumentos cirúrgicos, tais como:

  1. pinças;

  2. grampeadores;

  3. tesouras e

  4. endoscópio.

Além disso, também é inserido um pequeno tubo que está ligado a um gás, o dióxido de carbono. Esse gás é utilizado para inflar a barriga e permitir a manipulação dos instrumentos no abdome do paciente. Após a realização do procedimento, o paciente leva pontos para fechar as incisões.

Quais são os benefícios da cirurgia videolaparoscópica?

A cirurgia videolaparoscópica trouxe grandes avanços para o tratamento de doenças cirúrgicas do aparelho digestivo, como:

  1. menor tempo de recuperação;

  2. menos dor;

  3. taxas menores de infecção;

  4. diminuição do tempo de internação e

  5. melhor efeito estético.

  6.  

    menor incidencia de hérnias

Dessa forma, essa técnica está cada vez mais popular entre os médicos que desejam promover o bem-estar dos seus pacientes.

Quando essa técnica é indicada?

Esse tipo de cirurgia é um método consagrado para tratamento das doenças abdominais, sendo a técnica de escolha na maioria das patologias do aparelho digestivo. Essa técnica é amplamente utilizada para:

Retirada de órgãos

A videocirurgia pode auxiliar no processo de remoção de órgãos sem haver a abertura total. Entre os principais procedimentos estão:

  1. colecistectomia: retirada da vesícula;

  2. apendicectomia: retirada do apêndice e

  3. esplenectomia: retirada do baço.

Correção de hérnias

Também chamada de hernioplastia, essa cirurgia, junto à retirada da vesícula e do apêndice, é realizada rotineiramente pelos médicos do nosso time desde 2011, com todos os benefícios já descritos.

Tratamento de tumores

O uso da cirurgia videolaparoscópica para o tratamento de tumores do aparelho digestivo demorou um pouco mais para se desenvolver no Brasil, por conta da necessidade de materiais e utensílios especiais. Além disso, também foi necessário investir no treinamento dos profissionais. Atualmente, ela já é uma realidade no nosso meio.

No caso de cirurgias colorretais para o tratamento do câncer de intestino, elas são realizadas pela nossa equipe desde 2013 e apresentam ótimos resultados. Além dessa neoplasia, essa técnica também pode ser utilizada para o tratamento do câncer de estômago, ressecando o tumor nesse órgão.

Há, ainda, a possibilidade de realizar a retirada de todo o estômago e gânglios adjacentes, o que é chamado de gastrectomia total com linfadenectomia. Poucos centros no pais realizam a gastrectomia total por videolaparoscopia, nossa equipe ja realiza este procedimento rotineiramente desde 2015.

Outros procedimentos

Essa cirurgia também pode ser utilizada para outros fins, como a fundoplicatura, procedimento que auxilia no tratamento do refluxo. Outra aplicação comum é a bariátrica, indicada para pacientes obesos ou com outros problemas metálicos.

Em todos os casos, é preciso encontrar profissionais e clínicas que sejam treinados para a realização dos procedimentos, uma vez que eles apresentam riscos, assim como qualquer outra cirurgia. Caso o procedimento seja realizado por um médico que não tem domínio da técnica, há uma possibilidade maior de haver:

  1. hemorragia;

  2. lesões em outros órgãos, incluindo a sua perfuração e

  3. infecções no local operado.

Se você mora em Itapema ou região e deseja saber mais sobre a cirurgia videolaparoscópica para conferir se essa técnica é indicada para você, entre em contato conosco. Contamos com um time qualificado e salas cirúrgicas altamente equipadas para a realização de procedimentos no aparelho digestivo.

Fale conosco pelo WhatsApp para agendar uma avaliação individual com o nosso Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo e tirar todas as suas dúvidas.

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?