logo-branca

(47) 99174-8780

TRATAMENTO DA OBESIDADE E SOBREPESO COM BALÃO INTRAGÁSTRICO

obesidade  e o sobrepeso representam um problema grave nas sociedades atuais, são consideradas doenças, e não uma escolha pessoal. Quando doenças complexas como a obesidade e o sobrepeso são interpretadas por tanta gente como uma condição causada por falta de força de vontade e ausência de disciplina, a sociedade perde a oportunidade de criar pontes para mais pesquisas sobre as doenças que são, por vezes, crônicas, além de explorar tratamentos mais eficazes, como o balão intragástrico, e aumentar o arsenal terapêutico para ajudar quem precisa perder peso.

Quais fatores dificultam a perda de peso?

O acúmulo de gordura em pacientes com obesidade e sobrepeso nem sempre estão associados ao consumo excessivo de calorias ou sedentarismo. Muitas vezes, os pacientes podem apresentar vias metabólicas afetadas, sinalização desordenada de fome e saciedade, e por aí vai.

A obesidade e sobrepeso são doenças que podem estar ligadas com deficiências genéticas, psicológicas, físicas, metabólicas, neurológicas, hormonais, dentre outros fatores sociais importantes. Por isso, definitivamente ser obeso ou ter sobrepeso não é uma questão de escolha.

Não se pode dizer, em hipótese alguma, que seja um descaso do paciente, falta de cuidado com a saúde, por serem fatores complexos e tão mal conhecidos, que não pode lançar no paciente o problema que ele tem.

Doenças ligadas à obesidade e ao sobrepeso

Atualmente há um enorme leque de doenças ligadas à obesidade e sobrepeso como:

  • infarto;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  • diabetes;
  • pressão alta;
  • doenças reumatológicas;
  • problemas oculares, como a perda de visão;
  • insuficiência renal.

A alimentação equilibrada e a realização de atividades físicas ainda são os meios mais importantes para o tratamento da obesidade e sobrepeso. Apesar disso, atingir o peso saudável para muitas pessoas é um processo complexo, desgastante e tortuoso.

obesidade e o sobrepeso são difíceis de serem combatidos, porque existem mecanismos fisiológicos que protegem o organismo no ganho de peso.

Como funciona o balão intragástrico no tratamento da obesidade e do sobrepeso?

Para auxiliar os pacientes nesta luta contra a obesidade e o sobrepeso, o Centro Excelência Multiprofissional para o Tratamento da Obesidade e Metabolismo – CEMTrOM, utiliza, dentre muitas, esta modalidade de tratamento, o balão intragástrico, desde 2015 em Montenegro/RS, onde realiza a colocação do balão Intragástrico Spatz (primeira equipe no RS a utilizar o balão ajustável), balão que pode permanecer por 12 (doze) meses no estômago e ajustável na medida do necessário.

Indicação do tratamento com balão intragástrico

Agora, o CEMTrOM, em parceria com a Clínica Revitalite, disponibiliza este tratamento para pacientes de Itapema e região. O balão intragástrico Spatz é indicado para tratamento de pacientes com obesidade ou sobrepeso, com IMC (IMC = peso/ altura ao quadrado) maior que 27 kg/m², ou seja, se o paciente tiver 1,60 m de altura e a partir de 70 kg, e que não obtiveram sucesso no controle clínico da obesidade e do sobrepeso, podem ser candidatos a colocação de balão gástrico.

Procedimento para colocação do Balão Intragástrico Spatz

Igualmente ao balão convencional, já utilizado pela equipe CEMTrOM há quase 10 anos, o inovador balão intragástrico Spatz é colocado sob visualização direta pelo aparelho de Endoscopia e feito em ambulatório. A retirada se realiza da mesma forma, sem necessidade de internação ou intervenção cirúrgica e com rápida recuperação.

A revolução do Balão Intragástrico Spatz e a perda de peso estimada

O inovador balão intragástrico ajustável da Spatz revolucionou o tratamento da obesidade e do sobrepeso nos quesitos ajustes e durabilidade, enquanto os balões intragástricos comuns perdem efeito após 3 ou 4 meses e devem ser retirados em 6 meses, o Spatz, por ser ajustável e ter a permanência de 12 meses, pode ter o seu volume aumentado, prolongando o prazo do tratamento. Além disso, a rejeição ao balão pelos pacientes é muito baixa, até o momento apenas o Spatz pode ter seu volume reduzido ou aumentado, oferecendo um sistema mais confortável a cada paciente, lhe oferecendo mais tempo para adquirir novos hábitos e ter sucesso no tratamento.

Até o momento, os balões com volume fixo e duração de 6 meses levavam a uma perda de 15 a 20% de peso inicial, com o inovador Balão Ajustável Spatz essa perda pode chegar até 30% do peso.

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?